11º Aniversário do Instituto Novo Olhar

O Instituto Novo Olhar (INO), foi criado em 13 de março de 2013 e oficializado em 28 de agosto de 2015, em Corumbá/MS e pela primeira vez a instituição entrou no calendário oficial do município pela lei n° 2.914, de 11 de dezembro de 2023, de autoria do vereador Manoel e sancionada pelo executivo Prefeito Marcelo Iunes, Essa instituição foi fundada pelo Sr. Edinaldo Souza Neves dos Santos, policial militar do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de dar mobilidade, acessibilidade e auto estima as pessoas com vulnerabilidade social. O Projeto já doou mais 1500 cadeiras de rodas, parte delas com parceria do presidio masculino e Delegacia de Polícia Civil construídas com descartes de bicicletas, e também muletas, andadores, adaptações de portas de casas para melhor acesso dos cadeirantes, diversos kits de bebes, fraldas geriátricas, roupas e cestas básicas.


No ano de 2017 criou-se a Escola de Cidadania Patrulheiros Mirins (ECPM) que tem como missão a diminuição da vulnerabilidade de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, na região de fronteira Brasil/Bolívia, por meio do acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, civismo, patriotismo, atividades desportivas e cursos profissionalizantes.


O fundador, que ao longo da sua carreira apreendeu muitos menores infratores que cometeram, em certos casos, ilícitos graves, não se conformava com essa triste realidade social. Refletindo em como evitar que os menores se tornem infratores, e mais tarde, quando adultos, presidiários, chegou a uma conclusão bem simples: um presidiário custa ao Estado cerca de quatro salários mínimos e meio; um projétil da arma de um policial custa em torno de R$ 10,00; um lápis custa R$ 1,00; e dentro dessa perspectiva é muito mais barato e eficiente educar, trabalhando na prevenção, do que apreender um menor, ou combater o crime.


O Instituto Novo Olhar conta com o apoio incondicional Marinha do Brasil, 6° Distrito Naval, Exército Brasileiro através do 18° Brigada de Infantaria e 17° Batalhão de Fronteira, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, 6° Batalhão de Policia Militar, 3° Grupamento de Bombeiros Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Esporte, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e a Secretaria de Agricultura, unindo também nesta corrente o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal, essas renomadas instituições compartilham do mesmo ideal, de uma sociedade mais justa a todos, deslumbrando um horizonte para futuras gerações de cidadãos, forjados na disciplina, na ética, nos bons costumes. Não podemos deixar de exaltar a sociedade civil, pessoas anônimas que são verdadeiros pilares desta instituição, contribuem com pouco, porém a soma se totaliza em um valor sem precedência, valor este que não se refere em dinheiro, mais sim em doação de tempo, tal doação não tem como mensurar tão grande valoroso.


Contamos também com o apoio do Fundo de Investimento Social, por intermédio da Secretaria Municipal de Governo e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.


Neste ato agradecemos o apoio incondicional das empresas parceiras SIM Telecom, Padaria Lusitana, Supermercado Frey, Armazém do Tonhão, Clínica dos Óculos, Padaria Buenos Aires, Supermercado Cidade Branca, e a Fazenda Santa Clara.

Veja mais em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *